Apresentação


É com prazer que trazemos aos estudantes secundaristas e universitários a primeira edição d’A Luta Estudantil, o boletim do Comitê de Propaganda da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) no Piauí, filiada ao Fórum de Oposições pela Base (FOB).
Um caminho longo foi feito para se chegar onde estamos; em meio a crítica e autocrítica no Movimento Estudantil piauiense, assim como a experiência dentro da “Pátria Educadora”, marcada pela precarização e descaso com a educação pública por parte dos governos municipal, estadual e federal, e com frequentes traições das organizações que deveriam defender os setores estudantis, decidimos por construir a RECC, compreendendo que esta é, no momento atual, a organização mais comprometida com a causa dos estudantes e a serviço dos trabalhadores e trabalhadoras.
Não é por acaso que afirmamos isto. Desde o Levante dos Marginalizados, em Junho de 2013, percebemos que tem crescido entre os estudantes a vontade de transformar suas respectivas realidades na educação, através da ação direta coletiva. E o que impede tal transformação?  Acreditamos que a burocracia do parlamentarismo estudantil afasta e compromete a luta independente e classista do movimento estudantil.
O oportunismo destes setores podem ser vistos em duas perspectivas: A) O governismo, isto é, as facções estudantis que defendem o governo Lula-Dilma/PT, representados por UNE, UBES, UJS, UJR e Levante Popular da Juventude, e B) O reformismo, isto é, as facções estudantis que acreditam que por meio da farsa eleitoral é possível “reformar”  o Capitalismo e o Estado, representados por Reviravolta/ANEL/PSTU, UJC/PCB e RUA/PSOL.
Convidamos a todos e todas os/as estudantes do povo, cansados da precariedade estrutural de escolas e universidades, das dificuldades do acesso e da permanência no ensino superior, que desejam romper com o governismo e com o reformismo para consolidar um combate independente e permanente contra os inimigos da educação, a construírem coletivamente a Rede Estudantil Classista e Combativa no Piauí!