Construir um Comitê de Propaganda da RECC

1. A RECC é uma corrente do Movimento Estudantil surgida em 2009 pela crítica do movimento estudantil brasileiro, marcado pelo burocratismo e tutela dos partidos políticos, que fazem do ME um acessório no contexto da luta de classes. Esses grupos se dividem entre governistas (UNE, UBES, JPT, Levante Popular da Juventude, UJS, etc), controlados pelo PT/PCdoB, e os para-governistas (RUA/PSOL, ANEL/PSTU, UJR/PCR, etc). O governismo e o para-governismo utilizam a mesma tática no ME: O parlamentarismo estudantil, onde o objetivo de toda militância é ganhar eleições de C.A.s e D.C.E.s, e onde a luta dos estudantes serve como trampolim para as disputas desses aparelhos, reproduzindo a lógica de atuação dos seus respectivos partidos.

2. No Piauí, a RECC se articula em torno de um Comitê de Propaganda (CP), que difunde seus materiais, como o jornal "Avante!" e produz um boletim próprio, "A Luta Estudantil". Realiza também formações políticas, tendo como objetivo organizar os estudantes fora das burocracias estudantis e longe do parlamentarismo estudantil, pela via combativa da ação direta. É válido lembrar que a RECC não faz recorte ideológico (não é "anarquista" ou "marxista"), religioso, étnico ou de gênero, mas aglutina os mais sinceros lutadores do povo em torno de princípios básicos: 1. Ação direta; 2. Anti-governismo; 3. Anti-reformismo; 4. Democracia de base; 5. Autonomia frente partidos, governos e empresas; 6. Classismo.

3. Concordando inicialmente com estes princípios, o companheiro ou companheira que deseja militar em nossas fileiras, solicita ingresso para o CP, e a partir disso, são realizados alguns debates para apontar mais profundamente a política de ação e organização da Rede. Concordando totalmente com os textos, estando disposto/a a defender o posicionamento do CP/RECC-PI, desde aspectos teóricos, até a prática de agitação, propaganda e organização, o companheiro ou companheira será bem-vindo/a para construir uma nova forma de fazer movimento estudantil no Brasil.

POR UM M.E. COM INDEPENDÊNCIA DE GOVERNOS, PARTIDOS E EMPRESAS, CONSTRUÍDO PELA BASE E DE AÇÃO DIRETA:
CONSTRUIR A REDE ESTUDANTIL CLASSISTA E COMBATIVA NO PIAUÍ!