O que é o FOB?

O Fórum de Oposições pela Base (FOB) é uma entidade que agrega em seu seio ramos dos movimentos estudantil, sindical e popular. 
Após a crítica baseada em anos de luta dentro desses campos, foram notadas duas correntes que freiam a luta popular e vendem os interesses do povo a organizações burocráticas; estas correntes são A) a do  governismo, (organizações que defendem as políticas do governo Dilma/PT) representados pela burocracia sindical da CUT, e no movimento estudantil, UNE, UBES, UJS, JPT e Levante Popular da Juventude UJR/PCR; e B) a do reformismo, (que não apoiam as medidas do governo Dilma/PT, mas propõem “soluções” ao governismo limitadas dentro da democracia burguesa e da farsa eleitoral), caracterizado no desenvolvimento da CSP-CONLUTAS e no movimento estudantil, da ANEL/PSTU e do Reviravolta, assim como RUA/PSOL.
Dentro dessa análise, o FOB partilha da premissa de que a Greve Geral é a arma mais poderosa de trabalhadores e estudantes. Outra distinção do FOB e dos setores governistas e reformistas é o seu modo de organização e ação. O FOB organiza-se pela base, isto é, não existe uma pessoa “no topo” da organização que dá as ordens para quem está em baixo; são os debaixo que organizam-se coletivamente para modificar suas próprias realidades.
Além disso, o FOB admite a ação direta como forma de luta, ou seja, ele compreende que não é através de gabinetes e reuniões secretas com políticos que  conseguiremos vitórias; é somente pela luta, pela ocupação das ruas, escolas e fábricas que venceremos.
A Rede Estudantil Classista e Combativa, por adotar postura semelhante dentro do Movimento Estudantil, aderiu ao Fórum de Oposições pela Base desde sua fundação, o que lhe colocou mais ainda a serviço das classes trabalhadoras.

VIVA O SINDICALISMO REVOLUCIONÁRIO!
CONSTRUIR A GREVE GERAL!